Quem somos
O Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo | GAIA é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado de fins não lucrativos, fundada por pais, como resposta à exclusão social sofrida pelas pessoas que são acometidas de uma alteração no processo de desenvolvimento humano, classificadas como apresentando TEA- Transtorno do Espectro do Autismo (no qual se inclui o autismo e outros processos patológicos relacionados). De forma que, a sua criação, a exemplo de instituições bem sucedidas em outras localidades, deve-se, basicamente, à necessidade de representatividade dessas pessoas na comunidade e no Estado.A gestão admnistrativa e o trabalho técnico são desenvolvidos por equipe de notada qualidade e ótimo engajamento.
DIREITOS HUMANOS E CONSTITUCIONAIS DAS PESSOAS COM TEA
O GAIA abraça a causa em prol dos direitos humanos e constitucionais das pessoas com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e defende a criação de um lugar legítimo para essas pessoas na sociedade moderna, no qual tenham voz e igualdade de oportunidades. Nesse sentido, a associação vem atuando, desde a sua fundação, pois acredita que é possível construir uma sociedade genuinamente inclusiva e um mundo mais justo e fraterno.
O GAIA aposta no trabalho articulado e colaborativo. A sua atuação se fundamenta em quatro polos de ação — assistência, educação, saúde e difusão cultural — e tem como estratégia criar condições favoráveis para que se realize com sucesso o propósito de viabilizar o desenvolvimento do indivíduo com Transtorno do Espectro do Autismo, no que diz respeito às suas habilidades pessoais, subjetivas, cognitivas e sociais e otimizar a sua relação com o mundo, tendo em vista a boa qualidade de vida e a inclusão e/ou maior participação social.
Promover o cuidado integral, de qualidade e especializado, para a pessoa com TEA
Favorecer o ajuste da pessoa com TEA à escola, à família e à vida em comunidade, tendo em vista a sua inclusão e/ou a otimização de sua participação social
Oferecer suporte aos pais e familiares de pessoas com TEA
Fomentar os estudos e pesquisas sobre o TEA e difundir o conhecimento
Contribuir para a formação e competência de cuidadores e profissionais que lidam com pessoas com TEA
Promover a difusão cultural do TEA
Promover a reflexão dos papéis e relações sociais, das políticas públicas e da cidadania, quanto à questão da deficiência.
Missão
Promover o potencial de desenvolvimento da pessoa com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em nossa sociedade, trabalhando para a sua inclusão e social e pleno usufruto de qualidade de vida.
Visão
Constituir-se como instituição de reconhecida excelência e referência na atenção à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, e à sua família, na capacitação de profissionais que lidam com pessoas com TEA e no estudo e pesquisa do transtorno.
Valores
Honestidade, Solidariedade, Respeito à Diferença, Ética e Qualidade.
BREVE HISTÓRICO
Organização privada sem fins lucrativos, pioneira, em São José dos Campos, na luta pelos interesses da pessoa com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e única instituição, em condições similares, a prestar, exclusivamente, serviço especializado às pessoas nessa condição, o GAIA realiza um trabalho reconhecido como de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal.
A associação foi criada em 2005, por pais de jovens com autismo, como resposta à exclusão social das pessoas com TEA. Os órgãos de administração e fiscalização constantes no Estatuto são compostos por pais/familiares de pessoas com autismo e por representantes dos diversos setores da sociedade civil, que se dedicam a tal tarefa de forma não remunerada. A gestão técnica é exercida por agentes remunerados, profissionais especializados na gestão do terceiro setor e no cuidado e atenção à pessoa com TEA.
A instituição abraça a causa da defesa dos direitos fundamentais e da reivindicação e efetivação dos direitos sociais das pessoas com transtorno do espectro autista e criação de um lugar legítimo para essas pessoas em nossa sociedade, no qual tenham voz e igualdade de oportunidades.