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Serviços

AVALIAÇÃO TERAPÊUTICA

Serviço de Avaliação Especializada  composta pelas áreas da psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, para aqueles que já possuem diagnóstico de TEA.

CAEE | CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

CAEE│GAIA tem por finalidade promover ao aluno acometido por Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) a acessibilidade, auxiliando-o na transposição das barreiras, facilitando-lhe a inclusão no cotidiano escolar, de maneira que possa usufruir da escola regular de sua comunidade em igualdade de condições com os demais alunos, de forma plena e efetiva.

O CAEE | GAIA tem como objetivos:

I. Prover espaço complementar à escolarização, disponibilizando equipamentos, materiais e recursos pedagógicos específicos à natureza do aluno público-alvo do CAEE│GAIA, A pessoa com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

II. Oferecer atendimentos educacionais especializados (psicoeducacionais) com ênfase na estimulação de habilidades comunicativas e escolares, organização de material escolar, e adequações curriculares.

III. Oferecer serviço de avaliação psicoeducacional ao aluno que apresenta o TEA encaminhado pela escola como beneficiário do CAEE│GAIA.

IV. Articular a comunicação regular entre o CAEE│GAIA, a escola regular, a família e a comunidade em que o aluno é parte.

V. Oferecer orientação ao professor de aluno que apresenta o TEA matriculado no CAEE│GAIA.

VI. Promover palestras e cursos e fomentar estudos e pesquisas voltados aos transtornos globais do desenvolvimento, em especial, o Transtorno do Espectro do Autismo, com ênfase particular na aprendizagem e escolarização do aluno com o diagnóstico de TEA.

CENTRO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA

A criação do Centro de Avaliação Diagnóstica e Terapêutica tem por objetivo realizar investigação diagnóstica. Nos casos dos indivíduos que já tem o quadro definido, a avaliação busca compreender seu desenvolvimento para realizar as orientações e encaminhamentos necessários a progressão no desenvolvimento da pessoa com TEA.

O Centro de Avaliação Diagnóstica e Terapêutica poderá ser procurado por familiares encaminhados por profissionais de saúde e serviços que já acompanham o indivíduo a ser avaliado e buscam uma opinião mais precisa sobre o quadro. Também é comum a procura por pais que vivem as alterações de desenvolvimento em seus filhos e identificam características neles presentes nos quadros de autismo.A equipe interdisciplinar é composta por profissionais das áreas de assistência social, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e psiquiatria.

CENTRO DE ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Centro de construção e difusão do saber nos processos de desenvolvimento humano para auxiliar na compreensão do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e patologias relacionadas.

CICLO DE PALESTRAS/CURSOS

O serviço consiste na promoção de eventos para a comunidade. É uma ação que compõe o plano de difusão cultural do Transtorno do Espectro do Autismo  (consulte agenda).

CONSULTORIA ESCOLAR

Serviço de consultoria a escolas e municípios com enfoque no trabalho integrado, para compor condutas efetivas na implantação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Ministério da Educação.

Auxilia os sistemas educacionais no aprimoramento de seus recursos para lidarem com a diversidade que surge em seus espaços e buscarem a efetivação da garantia do direito à educação, enquanto um direito humano e constitucional.

NÚCLEO HABILITAÇÃO, (RE) HABILITAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

O Núcleo Habilitação, Reabilitação e Qualidade de Vida tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento global do indivíduo no que condiz a aquisição de habilidades e aprimoramento de potenciais pessoais, vislumbrando a autonomia e independência nas diferentes esferas como auto-cuidado, socialização, trabalho, lazer e mobilidade. Com isso, almeja-se a promoção da Qualidade de Vida aos indivíduos com TEA e àqueles com quem convive; e a prevenção de co-morbidades relacionadas a este e outros transtornos.

Todo indivíduo inserido no Núcleo tem um Projeto Terapêutico Individualizado pensado junto á sua família. A interdisciplinaridade é uma marca aqui, em que estão presentes pressupostos educacionais, o desempenho ocupacional do sujeito, a visão clínica do indivíduo e o acompanhamento terapêutico de suas ações. A equipe é composta por profissionais das áreas de assistência social, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, educação, e outros.

NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ATENDIMENTO CLÍNICO E PEDAGÓGICO

O NINTER visa promover na criança o desenvolvimento das habilidades mentais que suportam a aprendizagem acadêmica e o desenvolvimento das habilidades sociais requeridas no convívio escolar, instrumentalizar os professores dessas crianças com conhecimento acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) — oferecer a eles a ficha de caracterização que contribua com o delineamento do perfil da criança, além de desenvolver o Plano Individual do aluno e orientar as famílias dessas crianças quanto ao papel que lhes cabe na parceria com as escolas em que seus filhos estão inseridos.

O núcleo é composto por profissionais das áreas de pedagogia, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. É coordenado pelas áreas técnicas (clínicos) e pedagógicas, com supervisão da psicologia. Os atendimentos ocorrem no contra turno do período escolar.

PROGRAMA CONVIVER

O programa tem como objetivo favorecer o desenvolvimento do indivíduo com TEA através da aquisição de habilidades e aprimoramento de potenciais, visando, contemplando a autonomia e independência nas áreas de  auto-cuidado, relacionamento interpessoal, socialização, lazer e promoção da qualidade de vida.

Referencia-se pelo ‘Plano de Desenvolvimento Singular‘ construído com cada familiar a fim de que as competências desenvolvidas no centro de convivência sejam pertinentes à realidade da qual cada um vem, caracterizando-o, dessa forma, como um plano dinâmico e transformado  constantemente.

As intervenções são realizadas individualmente e em grupo e visam a inserção do familiar em cada etapa do processo adquirido. Iniciam-se no centro de convivência do GAIA e têm por fim habilitar o indivíduo e o familiar estenderem as ações para os ambientes que estão além dos muros da instituição, contando sempre com um acompanhante terapêutico em tais situações. Tem uma equipe básica composta por terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, além de oficineiros que promovem atividades diversas que compõe o rol de ações desenvolvidas pelo Programa e, acompanhante de atendimentos. Conta ainda, com o suporte oferecido pela assistente social e pelo psicólogo e psiquiatra responsáveis pelas supervisões da psicologia e psiquiatria.

O púbico atendido é de jovens entre 10 e 18 anos, no formatoCONVIVER ” TRAVESSIA ” e de 18 a 45 anos no formato CONVIVER “VIDA ADULTA’”. Os atendidos, além de possuírem a condição autística compondo seus diagnósticos, possuem outros quadros de base (neurológicos e genéticos) que trazem a condição intelectual rebaixada como influenciando a sua troca com o meio e com o outro

PROJETO EM PARCERIA COM PREFEITURA MUNICIPAL SJC – SECRETARIA SDS - PROJETO “CAMINHANDO JUNTO”

Trata-se de um Plano de Trabalho que é objeto de convênio com a Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS) do município de São José dos Campos, composto por um número determinado de vagas subvencionadas pelo ente público em alguns dos serviços inseridos na área da assistência social desenvolvidos pelo GAIA à pessoa com autismo e à sua família.

PROJETO EM PARCERIA FUNDAÇÃO ITAÚ - PROJETO ‘GERMINA’

O PROJETO ‘GERMINA’ é um projeto-piloto desenvolvido no NINTER| NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ATENDIMENTO CLÍNICO E PEDAGÓGICO, criado a partir dos fundamentos do CAEE| GAIA, com a finalidade de subsidiar as escolas regulares da rede pública municipal de São José dos Campos no processo de inclusão de alunos com diagnóstico de autismo.

Projeto com duração de 12 meses, ‘Germina’ tem como beneficiários (1) 40 crianças que frequentam as primeiras séries (1º, 2º e 3º ano) do ensino fundamental I e o 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, (2) os professores das suas respectivas salas de aula e (3) os profissionais que conduzem os atendimentos educacionais especializados (AEE) da escola em que esses alunos estão inseridos.

Em síntese, o principal objetivo é ampliar as condições de aprendizagem acadêmica de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo, na compreensão de que a escola é o lugar no qual o aprendizado, a partir da referência individual e em uma pedagogia centrada na criança, deve acontecer.

No ano de 2016, o projeto vem sendo desenvolvido pelo GAIA em parceria com a rede pública municipal de ensino de São José dos Campos, ação promovida pelo CMDCA de São José dos Campos e com o apoio da Fundação Itaú Social.

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